segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Salve São Cosme e São Damião!!!






Hoje é dia de caruru. Dia de distribuir doces para as crianças. Dia de São Cosme e São Damião.E por falar nos santos gêmeos vocês conhecem a história deles?
O nome verdadeiro dos gêmeos era Acta e Passio. Alguns registros atestam serem originários da Arábia, filhos de uma família cristã nobre, nascidos no séc IV. Formados em medicina, exerciam a profissão sem receber nada por isso. Perseguidos e martirizados na Síria, foram mortos de forma desconhecida, depois de várias tentativas. Seus corpos foram transportados por fiéis para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
Eram bondosos e caridosos, sempre confiantes em Deus, a quem atribuiam os milagres e curas que realizavam.Chamados de "santos dos pobres", no sincretismo religioso Cosme e Damião são os orixás, Ibeji, filhos gêmeos de Xangô e Iansã, divindades protetoras do parto duplo, amigos das crianças e responsáveis por agilizar qualquer pedido em troca de doces – daí um outro costume que é o de distribuir doces para crianças no dia 27 de setembro.
Viva as crianças!!! Viva São Cosme e São Damião! Vamos ao caruru!!

2 comentários:

  1. Viva amiga o caruru !!!!!
    Está lindo o seu Blog Parabens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Doida pra comer um caruruzinho daqueles feitos em casa... de comida a Kilo não serve, bah!

    ResponderExcluir